Homepage

Programa FIG – Festival Internacional de Gigantes

Nos dias 7, 8 e 9 de julho, a vila de Pinhal Novo, no concelho de Palmela, é invadida pelos gigantes.

O 9.º FIG - Festival Internacional de Gigantes sai à rua entre 7 e 9 de Julho de 2017, com muitos espetáculos e animação, num cruzamento entre a cultura festiva tradicional, de raiz ibérica e as expressões artísticas contemporâneas, marcadas pelas fascinantes máquinas e estruturas de grandes dimensões.

Teatro de rua, marionetas, músicas do mundo, circo, dança, exposições, muitas atividades especialmente dedicadas ao público infantil, arruadas, desfiles e a presença indispensável das figuras tradicionais - onde radicam os gigantones, os cabeçudos e os zés pereiras, sempre acompanhados pelas percussões, pelas gaitas de foles e pelo fogo – são os principais motivos de atração desta edição do Festival, que acolhe grupos e artistas já confirmados de Portugal, Alemanha e Espanha.

Destaque, entre os participantes, para: Radar 360; Erva Daninha Companhia; Circolando; Roland Olbeter/Gulliver’s Dream; Dançarte; Orlando Santos entre outros.

Numa aposta forte no incentivo à produção pelos artistas e grupos locais, são incontornáveis as presenças dos parceiros de organização – ARTEMREDE, Bardoada - o Grupo do Sarrafo, ATA (Acção Teatral Artimanha), Associação Juvenil COI e PIA (Projetos de Intervenção Artística).

O 9º FIG encerrará com um grande espetáculo inédito, KAIROS é o nome escolhido para a primeira criação FIG, unindo as singularidades artísticas dos parceiros do festival. Um espetáculo inspirado no Universo Vicentino, do grego καιρός, Kairos é o reflexo do "momento certo", do "momento oportuno".

Integrado no programa, o já habitual Encontro sobre Cultura Popular convida, este ano, um novo recurso - A Maleta Pedagógica e Cadernos de Atividades da Gaita de Foles -, que estará à disposição do Museu Municipal e da comunidade educativa do concelho, para divulgar e valorizar este instrumento musical e a sua importância na tradição musical portuguesa.

Os indispensáveis espaços de gastronomia, com os excelentes sabores regionais, completam três dias de celebração e convívio para todos, num evento que se orgulha de ser acessível e de ostentar, também, o selo de qualidade EFFE 2017/2018, que o identifica como parte integrante da plataforma "Europe for Festivals, Festivals for Europe", criada pela Associação de Festivais Europeus, que inclui 715 festivais de 39 países.

Programa

Consulte o programa FIG e veja o muito que temos para lhe oferecer.

 

FIG - Festival Internacional de Gigantes recebeu o selo EFFE 2017/2018

O FIG - Festival Internacional de Gigantes recebeu o selo EFFE 2017/2018. Trata-se de um selo de qualidade, que identifica o festival como parte integrante da plataforma EFFE (Europe for Festivals, Festivals for Europe), criada pela Associação de Festivais Europeus.

Esta plataforma reúne 715 festivais de 39 países europeus que, depois de avaliados por um painel de peritos na área cultural, foram selecionados pela qualidade artística, pelo envolvimento da comunidade, pelas parcerias estabelecidas e pelo impacto aos níveis local, nacional e internacional.

O FIG será, assim, incluído no Guia de Festivais EFFE, que favorece a divulgação destes eventos junto do público, de artistas, de organizações, de entidades públicas e privadas, de potenciais parceiros e mecenas e da comunicação social internacional.