Homepage

FIG 2019 está a caminho!

O FIG está de volta ao Pinhal Novo nos dias 5, 6 e 7 de julho, para aquela que será a sua 10.ª edição. Prepare-se, a festa vai ser bonita!


“Palmela é Música”: Exposição sobre a Gaita de fole é inaugurada a 9 de março

A Câmara Municipal de Palmela inaugura, a 9 de março, na Sala de Exposições Temporárias do Museu da Música Mecânica, em Pinhal Novo, a Exposição “Paisagem sonora - a Gaita de fole”, que vai ficar patente neste espaço museológico até 2 de outubro.

A Exposição sobre este instrumento musical popular, que tem forte expressão no Concelho de Palmela, é organizada pelo Município, em parceria com o Museu da Música Mecânica, o FIG - Festival Internacional de Gigantes, a Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de foles, o Círio dos Olhos d’Água, o Círio da Carregueira e o Bardoada – O Grupo do Sarrafo.

A iniciativa integra o “Palmela é Música”, processo de candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música, constituindo-se como mais uma oportunidade de sublinhar publicamente o comprometimento do Município e dos parceiros neste processo. A inauguração da Exposição está marcada para as 16h30 e vai contar a participação especial da Orquestra de Foles da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita de foles.

A mostra vai poder ser visitada de terça-feira a domingo, das 14h30 às 18h00 (encerra no domingo de Páscoa), sendo o acesso feito com o bilhete de entrada no Museu. As/os visitantes vão ter a oportunidade de saber mais sobre a história, os tipos e formas de construção da Gaita de fole, os músicos e repertórios, os círios e os gaiteiros.

«A Gaita de fole é um instrumento musical que tomou forma a partir da matéria-prima disponível na natureza, começando por preencher a imensidão dos pastos com um som inconfundível. Vibrante e estridente, é eco que traduz a personalidade de quem lhe dá a melodia. O repertório, maioritariamente de tradição oral, foi passando de geração em geração, num movimento de sobrevivência do instrumento e dos músicos, gaiteiros de alma cheia.

Atualmente, reveste-se de novas dinâmicas e é tocada por homens e mulheres nos mais variados contextos musicais. É paisagem sonora que nos fascina e que tem expressão singular no concelho de Palmela»

FIG recebeu o selo EFFE para o biénio 2019/20

Pela 3.ª edição consecutiva, o FIG - Festival Internacional de Gigantes – que irá decorrer no Pinhal Novo, entre os dias 5 e 7 de julho – foi selecionado para receber o selo EFFE 2019/2020. Trata-se de um selo de qualidade, que identifica o festival como parte integrante da plataforma EFFE (Europe for Festivals, Festivals for Europe), criada pela Associação de Festivais Europeus.

Esta plataforma reúne festivais de 45 países europeus que, depois de avaliados por um painel de peritos na área cultural, foram selecionados pela qualidade artística, o envolvimento da comunidade, as parcerias estabelecidas e o impacto aos níveis local, nacional e internacional.

O FIG será, assim, incluído no Guia de Festivais EFFE (FestivalFinder.eu), uma ferramenta de busca on-line para o público descobrir todos os festivais de arte, da música ao teatro, artes de rua, dança, literatura, etc., em 45 países da Europa, que favorece a divulgação destes eventos junto do público, de artistas, de organizações, de entidades públicas e privadas, de potenciais parceiros, mecenas e da comunicação social internacional e conta com o apoio da União Europeia.