APRESENTAÇÃO

apresentacao

 

Promovido pela Câmara Municipal de Palmela, em conjunto com os parceiros Bardoada – O Grupo do Sarrafo, ATA – Acção Teatral Artimanha, Associação Juvenil COI e PIA – Projectos de Intervenção Artística, o Festival Internacional de Gigantes ocupa lugar de destaque no cartaz cultural da região e do país, ao reunir a cultura tradicional com a contemporaneidade, numa festa para todos os públicos.

Durante três dias, a vila de Pinhal Novo acolhe este festival inédito, de cruzamento entre as artes tradicionais e as expressões mais contemporâneas do teatro, da música e da dança. O FIG é espaço por excelência de divulgação da arte dos gigantones, na sua componente tradicional, e das figuras de grande proporção no universo do espectáculo.

 

effe_2019_2020

Pela 3ª edição consecutiva o FIG - Festival Internacional de Gigantes – que irá decorrer no Pinhal Novo, entre os dias 5 e 7 de julho – foi selecionado para receber o selo EFFE 2019/2020. Trata-se de um selo de qualidade, que identifica o festival como parte integrante da plataforma EFFE (Europe for Festivals, Festivals for Europe), criada pela Associação de Festivais Europeus.

Esta plataforma reúne festivais de 45 países europeus que, depois de avaliados por um painel de peritos na área cultural, foram selecionados pela qualidade artística, pelo envolvimento da comunidade, pelas parcerias estabelecidas e pelo impacto aos níveis local, nacional e internacional.

O FIG está, assim, incluído no Guia de Festivais EFFE (FestivalFinder.eu), uma ferramenta de busca on-line para o público descobrir todos os festivais de arte, da música ao teatro, artes de rua, dança, literatura, etc. em 45 países da Europa que favorece a divulgação destes eventos junto do público, de artistas, de organizações, de entidades públicas e privadas, de potenciais parceiros , mecenas e da comunicação social internacional e conta com o apoio da União Europeia.