REDES E PARCERIAS

Imagem1

Desde a sua terceira que o festival é apoiado por agentes culturais, o que tem permitindo a sua constante evolução, permitindo a troca de experiências e metodologias no meio de ação.

Em 2006, a parceria alargou-se e, além do Bardoada – Grupo do Sarrafo, do ATA – Acção Teatral Artimanha e da Associação Juvenil COI, o FIG passou a contar com um novo parceiro, a cooperativa PIA – Projectos de Intervenção Artística.

O FIG integra, como membro fundador, a Rede Internacional de Festivais de Cultura Popular, que conta também com o Mediterrània – Fira d’Espectacles d’Arrel Tradicional (Manresa, Catalunha), o Folkermesse (Piemonte, Itália), o Açor (Ilha dos Açores), o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (Guaramiranga, Brasil) e o L’Estivada (Rodez, França). A Rede é fruto do encadeamento dos vários promotores de Festivais de difusão de Cultura Popular e Tradicional, e tem permitido a circulação de produtos artísticos de cada um dos países, intercâmbios, promoção de encontros/seminários e co-produções com as comunidades artísticas do universo da rede. A sua primeira co-produção, “Tambores das Nações”, (apresentada ao público na Fira Mediterrània de Manresa, em Novembro de 2006 no FIG e San Marino, em 2007) é um espectáculo produzido por 3 festivais, contando com a participação portuguesa do grupo Bardoada.

Hoje, o FIG conta com um conjunto de parceiros associados que o tornam mais forte: a ADREPES; a Rede de Cidades e Vilas de Excelência; O IELT e a FCT; a ArtemRede; a Junta de Freguesia do Pinhal Novo; e a integração do Festival na Rede EFFE ((Europe for Festivals, Festivals for Europe).