PARCEIROS

Bardoada – Grupo do Sarrafo

 

Bardoada

 

O Bardoada nasceu em 1997, na sequência de uma acção de formação em percussão, promovida pela Câmara de Palmela, com Rui Júnior, fundador dos Tocárufar. Da formação surgiu a vontade de avançar com um projecto mais sério e a estreia aconteceu no FIG, em 1997. Vinte anos depois, o Bardoada continuava a ser presença indispensável nas iniciativas concelhias e regionais e tem viajado pelo mundo, para apresentar todo o seu ritmo e boa disposição. A escola de percussão “Bardoadinha” surgiu em 2001 e tem iniciado dezenas de crianças e jovens nas bases da percussão tradicional portuguesa.

 

ATA – Acção Teatral Artimanha

 

ATA

 

Com mais de três décadas em funcionamento o ATA – Acção Teatral Artimanha é um dos grupos do concelho que tem conseguido renovar-se através de novas gerações de jovens com gosto pelo teatro. Parceiro habitual do FIG e de outras iniciativas, no âmbito do Programa Municipal de Teatro, o ATA mantém uma actividade de grande dinamismo, com estreias regulares e digressões por todo o país.

 

Associação Juvenil COI

 

AJCOI_fig

 

A AJCOI é um exemplo da força do associativismo juvenil. Com áreas de intervenção que vão desde a fotografia à música, passando pela sonoplastia, multimédia e BD, a história da AJ começou na continuidade do COI – Centro de Ocupação Infantil de Pinhal Novo, que pretendia criar um espaço que permitisse aos jovens, já sem idade para frequentar o centro, continuarem ligados à instituição. A música foi, desde sempre, uma das principais vocações, que levou à parceria com a Câmara Municipal para a criação do Concurso de Música Moderna de Palmela. Os intercâmbios, a cooperação internacional e o Serviço Voluntário Europeu também fazem parte do plano de actividades da associação.

 

PIA – Projectos de Intervenção Artística

 

IMG_1076

 

Aberta a todas as formas de intervenção artística, a cooperativa PIA continua a afirmar-se no panorama cultural do concelho de Palmela. Sediado em Pinhal Novo este grupo de jovens artistas foi sempre uma presença assídua do FIG, tendo, a partir de 2006, passado a integrar os parceiros do Festival. Sempre bastante ativa junta de diversos públicos – em especial, do público escolar – a cooperativa PIA nasceu no início do milénio, da formalização do grupo Moad Dib. A constituição da cooperativa veio trazer objetivos mais concretos e permitir a parceria com organismos públicos e privados, no desenvolvimento de projetos em áreas como a educação e a pedagogia, o teatro ou a performance.